Loading

Pós-Graduação

Os Cursos de pós-graduação \"lato sensu\" propostos têm a finalidade de profissionalizar graduados em medicina e psicologia numa área ainda bastante deficiente em profissionais habilitados para tal.

Seguindo este contexto, o Contemporâneo busca desenvolver um Curso de pós-graduação \"lato sensu\" diferenciado através de uma forma inovadora, no seu desenvolvimento, baseado nos aspectos referentes ao desafio da revolução tecnológica em marcha e às exigências de novas formas de organização.

Capacitar médicos e/ou psicólogos para avaliação diagnóstica e atendimento qualificado às crianças e adolescentes, adultos, casais, famílias através de psicoterapias psicanalíticas, enquanto práticas capazes de auxiliar na compreensão do desenvolvimento humano dentro da perspectiva do indivíduo, da vincularidade e da compreensão das conexões transdisciplinares de diferentes áreas de conhecimento.

Os currículos dos cursos, observadas as diretrizes curriculares emanadas pelo Poder Público, abrangem uma sequencia ordenada de disciplinas, hierarquizada por meio de períodos letivos, cuja integralização dará direito ao correspondente certificado.


A Escola de Psicanálise do Contemporâneo tem por objetivos:

Formar especialistas, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, bem como aplicações clínicas no estudo do desenvolvimento emocional humano e seus distúrbios e conflitos, nas áreas de infância, adolescência, adultos, casal e família;

Estimular o desenvolvimento da reflexão e do pensamento científico, através da integração transdisciplinar por um lado, com as ciências ditas humanas, como a Antropologia, Sociologia, Filosofia, Ética, etc. E por outro com a articulação do psiquismo com seu corpo, através de ciências físicas, bioquímicas e biológicas em áreas chamadas de Neuropsicologia, Neuropsicanálise e Psiquiatria Biológica, bem como áreas que forem sendo desenvolvidas pela ciência contemporânea;

Promover a adequada integração destes conhecimentos, através de programas de educação continuada e atualizadores desenvolvidos para este fim, tanto no período de formação dos pós-graduandos, como após o término de seus cursos obrigatórios, através do desenvolvimento de uma Associação de Membros Docentes, Discentes e Egressos da Escola de Psicanálise;

Criar e fortalecer vínculos com a comunidade local de forma a estar atento às demandas sociais;

Fortalecer relacionamentos com empresários, instituições de classe, de ensino e pesquisa, comunitárias e culturais visando atender com qualidade às necessidades da comunidade;

Fomentar um sistema de bolsas de estudo no sentido de apoiar a formação de estudantes e professores, colaborando, assim, com a preparação de profissionais de alto nível para as áreas de atuação da Instituição.

São cursos interdisciplinares, que propiciam aos nossos pós-graduandos todo conhecimento teóricos e ferramentas técnico clínicas para fazer diagnósticos psicopatológicos e intervir clinicamente, promovendo o retorno ao equilíbrio emocional e trabalhar preventivamente para que a psicopatologia não se manifeste.

* O Contemporâneo possui um ambulatório no qual os estudantes de pós-graduação podem realizar atendimento.

Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.