Loading

O Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade foi fundado em 16 de junho de 1997, completando em 2022 vinte e cinco anos. Está registrado no Conselho Regional de Psicologia (CRP) sob nº PJ 392 e no Conselho Federal de Psicologia (CFP) como pessoa jurídica sob número 07/182.

Seus diretores são:

Dr. César Bastos, diretor-presidente, médico psiquiatra e psicanalista, membro da IPA (International Psychoanalysis Association) e da IAPSP (International Association for Psychoanalytical Self Psychology), sendo clínico destacado no campo do narcisismo e patologias severas, do adulto e do adolescente. Além de ser, há mais de 30 anos, especialista no atendimento de casais e famílias.

Psicanalista Angela Beatriz dos Santos Piva, psicóloga, e referência em Psicanálise Vincular, membro da IPA (International Psychoanalysis Association) e SBPdePA (Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre), sendo analista de crianças, adolescentes, casais e família.

História

O Contemporâneo é um espaço de ampliação do conhecimento, no qual o saber psicanalítico pode originar e ser re-originado, dentro da perspectiva de áreas tão diversas como a Filosofia, a Antropologia, a Linguística, a Medicina, a Psicologia, a Neurociência, a Neuropsicanálise, a Literatura, a Poética, a Sociologia e também as ciências ditas duras como a Matemática e a Física, entre outras.

Nos últimos 25 anos, o Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade passou por inúmeros momentos, sempre buscando a melhoria e a qualidade nos atendimentos prestados, bem como no ensino e nos projetos direcionados à sociedade, tornando-se referência em psicanálise, estando na vanguarda em conceitos e técnicas, de forma a contemplar inclusive, outras disciplinas.

Entendemos que os conceitos e práticas/projetos transdisciplinares, estão no eixo do nosso desenvolvimento.

Possui, portanto, uma visão bastante ampla, razão pela qual é conhecido como Instituto Contemporâneo de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Possuímos, entre várias outras equalizações sociais, uma política de captar na instituição um grande número de estagiários das diversas Faculdades de Psicologia do Estado. Por localizar-se em Porto Alegre, cidade conhecida como centro de referência em saúde mental do país pela excelência de seus hospitais, universidades e profissionais, tem uma importante presença também cultural: aspecto este que consiste, há muito tempo, num estreito intercâmbio psicanalítico com Buenos Aires e Montevidéu e, desde seu início com a Inglaterra profissionais foram enviados à clínica Tavistok e Hampstead Clinic, ambas em Londres. Dos Estados Unidos recebemos o grande nome Robert Stolorow, destacado por suas ideias e pesquisas sobre o narcisismo e relações com a filosofia; sendo que foi discípulo de Heinz Kohut. Também temos intercâmbio com a França e trouxemos à capital gaúcha o pesquisador, psiquiatra e psicanalista de crianças, Dr.Bernard Golse e a Dra. Elisabeth Roudinesco, ícone mundial no entrelaçamento da Psicanálise com a História, a Filosofia e a Sociologia.

No ano de 2017 recebemos a Dra. Marie-Christine Laznik, especialista em psicopatologia mental em crianças, sendo uma referência mundial em detecção precoce de autismo; a Dra. Marie-Christine também desenvolve o tema da sexualidade feminina com igual importância.

Nosso portfólio de Ensino, Pesquisa e Cultura 

Nestes 25 anos de existência, cerca de 500 alunos formaram-se pela Instituição, nas diversas especializações (Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Teoria Psicanalítica e as Psicoterapias na Infância, Adolescência e Idade Adulta, Teoria Psicanalítica e a Clínica Psicoterápica e Psicanálise Vincular). O corpo docente do Contemporâneo, conta com aproximadamente 50 professores, entre especialistas, mestres e doutores.

Além disso, devido à demanda e o desejo de qualificação de profissionais do interior do Rio Grande do Sul e de estados vizinhos, e sabedores que somos de que alguns profissionais/estudantes não dispõem de horários flexíveis durante a semana, foi concebido o Curso Quinzenal em Teoria Psicanalítica, realizado sempre aos finais de semana, que permitiu a centenas de estudantes o acesso à formação. Este projeto acabou sendo o embrião da estrutura que agora dá os seus primeiros passos: o ensino à distância, ou, como está denominando, Oficina de Conhecimento - EAD Contemporâneo, a educação à distância do Contemporâneo, que fornece certificados em nível de Cursos de Extensão e também a Escola Aberta de Psicanálise Transdisciplinar, curso que recebe profissionais de diversas áreas do saber para estudo da teoria psicanalítica e suas interações inter e transdisciplinares. Estes cursos estão todos reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Educação a Distância (ABED).


Permitir Cookies

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.