Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica

O curso de pós-graduação em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica do Contemporâneo completa 10 anos, oferecendo ensino e prática de qualidade para psicólogos de todo estado.

Nosso aluno tem a oportunidade de desenvolver a sua prática em psicodiagnóstico e outros tipos de avaliação psicológica no ambulatório da instituição, aprofundando o seu conhecimento através da supervisão dos casos.

O curso possui duração de 24 meses, sendo oferecido em módulos de frequência mensal. Caso o seu interesse seja apenas se capacitar e/ou atualizar em determinados instrumentos ou temáticas, você também pode estudar conosco, os módulos são abertos para todos os psicólogos e estudantes de Psicologia a partir do 7° semestre.

A entrada dos alunos ocorre pelo sistema de fluxo contínuo, ou seja, os alunos podem iniciar o curso a partir de qualquer módulo ou período do ano.

Módulos Obrigatórios Carga Horária
Avaliação Cognitiva I: Escalas Wechsler de Inteligência24 horas
Avaliação Cognitiva II: Instrumentos para Crianças e Adolescentes16 horas
Avaliação Cognitiva III: Instrumentos para Adultos e Idosos16 horas
Elaboração de Documentos12 horas
Escrita Científica*10 horas
Fundamentos em Avaliação Psicológica12 horas
Psicofarmacologia*12 horas
Psicopatologia da Adolescência*22 horas
Psicopatologia da Infância*22 horas
Psicopatologia Geral*22 horas
Psicopatologia Nosológica: DSM-5 e CID-1016 horas
Técnicas de Entrevista em Avaliação Psicológica12 horas
Técnicas Diversas I: Instrumentos para Crianças e Adolescentes16 horas
Técnicas Diversas II: Instrumentos para Adultos e Idosos16 horas
Técnicas Projetivas I: Instrumentos para Crianças e Adolescentes16 horas
Técnicas Projetivas II: Instrumentos para Adultos e Idosos16 horas
Técnicas Projetivas III: Rorschach - Sistema Compreensivo Exner 24 horas
Teoria Psicanalítica do Desenvolvimento Humano*22 horas
Módulos Eletivos Carga Horária
Freud para Iniciantes (EAD)40 horas
Introdução a Teoria Psicanalítica*22 horas
O Olhar do Adulto Sobre as Primeiras Experiências da Criança (EAD)12 horas
Testes Psicológicos40 horas
Psicanálise Contemporânea*22 horas
Psicanálise da Família I***40 horas
Psicanálise dos Vínculos*22 horas
Psicanálise Vincular: Uma Introdução (EAD)30 horas
Transdisciplinaridade I**18 horas
Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência (EAD)16 horas
Transtornos de Ansiedade no Adulto (EAD)30 horas

Lista de Professores

Curso: Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica
Direção do Curso: Cristiane Boff
Professor Titulação
Camila Piva da Costa CappellariPsicóloga, Especialista em Teoria Psicanalítica da Infância e Adolescência (CIPT), Mestre em Psiquiatria (UFRGS), Doutora em Psiquiatria (UFRGS), Diretora do Departamento de Pesquisa do CIPT
Carolina Trindade ÁvilaPsicóloga, Especialista em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica (CIPT), Especialista em Teoria Psicanalítica da Infância e Adolescência (CIPT), Membro do Departamento de Avaliação Psicológica do CIPT, Coordenadora da Prática em Psicodiagnóstico do Estágio de Psicologia Clínica do CIPT, Preceptora do CIPT
Cristiane BoffPsicóloga, Especialista em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica (CIPT), Especialista em Neuropsicologia (UFRGS), Especialista em Teoria Psicanalítica da Infância, Adolescência e Idade Adulta (CIPT), Mestranda em Processos de Pesquisa e Inovação em Saúde (FUC/RS), Diretora do Curso de Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica do CIPT e do Departamento de Avaliação Psicológica do CIPT
Fernanda Inda SilveiraPsicóloga, Especialista em Teoria Psicanalítica e as Psicoterapias da Infância, Adolescência e Idade Adulta (CIPT), Especialista em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica (CIPT), Especialista em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica (Núcleo Médico Psicológico)
Gisele ZattPsicóloga, Especialista em Diagnóstico Psicológico (PUCRS), Mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica (ISPA), Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Ulbra
Karina RecktenvaldPsicóloga, Especialista em Infância, Adolescência e Idade Adulta (CIPT), Especialista em Psicanálise Vincular (CIPT), Mestranda em Psicologia Clínica (UNISINOS)
Leticia LacerdaPsicóloga, Especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica da Infância, Adolescência e Idade Adulta (CIPT), Membro do Instituto de Psicanálise da SBPdePA
Rosane SpizzirriPsicóloga, Especialista em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes (CIPT), Especialista em Psicanálise Vincular (CIPT), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS), Diretora Geral de Ensino do CIPT
Silvia Cristina Marceliano HallbergPsicóloga, Especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica (UFRGS), Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência (CEAPIA), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS), Doutoranda em Psicologia Clínica (UFRGS), Diretora de Pesquisa do Centro de Ensino, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência do CEAPIA
Paula PecisPsicóloga, Especialista em Psicoterapia da Infância e Adolescência (CEAPIA), Coordenadora do Setor de Avaliação Psicológica do CEAPIA
Roberta Fontoura RemiãoPsicóloga, Especialista em Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica (CIPT), Especialista em Teoria Psicanalítica e a Clínica Psicoterápica (CIPT), Membro do Departamento de Avaliação Psicológica do CIPT, Supervisora da Prática em Psicodiagnóstico do Estágio de Psicologia Clínica do CIPT, Preceptora do CIPT
Tatiana Spreng da RochaPsicóloga, Especialista em Teoria Psicanalítica da Infância e Adolescência (CIPT), Especialista em Psicanálise Vincular (CIPT), Mestre em Processos de Pesquisa e Inovação em Saúde (FUC/RS), Diretora do Curso Semanal do CIPT