Coordenação: Carla Rodrigues*
Dia: Terças-feiras (Semanal / On-line)
Datas: 02, 09, 16, 23 e 30/08
Horário: das 19h às 21h30
Súmula/ementa:
O Curso de extensão Abecedário de Gilles Deleuze e a Arte contemporânea ocupa-se da questão: Qual o conjunto de condições que torna possível a constituição de um território existencial auto referenciável nesta contemporaneidade? Para tal, articula conceitos filosóficos da diferença e práticas estéticas atuais.
Público alvo:
Pessoas interessadas nos processos de subjetivação nesta contemporaneidade.
Objetivos:
Desenvolver a ideia de diferença em Gilles Deleuze.
Problematizar os modos de constituição das subjetividades contemporâneas.
Relacionar saber filosófico e expressão estética nos modos de existência atuais.
Obs: Estudantes de graduação devem enviar o atestado de matrícula referente à 2022 para o e-mail bibliotecacontemporaneo@gmail.com
* Formada em Psicologia pela UCPel (2013); Pós doutora em Educação pela UFRGS (2012 e 2018) - supervisionada pela Profª. Sandra Corazza. Concluiu doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) - orientada pelo Prof. Dr. Tomaz Tadeu; mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1999) - orientada pelo Prof. Dr. Marcos Villela Pereira. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1985), especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (1987), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1997), especialização em Educação Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (1998). Realiza Especialização em Psicologia Oncológica pela Centro Universitário São Camilo e Especialização em Psicanálise Vincular pelo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade Contemporâneo. Atualmente é professora aposentada associada 2 da Universidade Federal de Pelotas no Departamento de Ensino. É docente permanente do PPGE Linha 1: Filosofia e História da Educação; Psicanalista da turma XV pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Foi líder no CNPQ do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade: experimentações com arte e filosofia pela UFPel, coordenou o Núcleo UFPel do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Currículo e na Formação de Professores, adotando a perspectiva das Filosofias da diferença. Coordena Grupos de estudos na Sociedade Científica Sigmund Freud (Pelotas) e ministra Curso de extensão no Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade (POA).