A Clínica do Vazio: uma leitura a partir da Mãe Morta de André Green
Curso de Férias - A Clínica do Vazio: uma leitura a partir da Mãe Morta de André Green
Coordenação: Víctor Cruz de Freitas
Dia: Terças-feiras (Semanal / Online)
Horário: das 11h às 12h15
Datas: 5, 12 e 19 de julho de 2022
Público-alvo: Psicólogos e Médicos (Profissionais e estudantes)
O objetivo deste curso de férias é abordar alguns aspectos teóricos e clínicos específicos da “clínica do vazio”, a partir do texto clássico de André Green intitulado A Mãe Morta.
Conforme Green (1980), a “clínica do vazio” é resultado de “um desinvestimento massivo, radical e temporário que deixa marcas no inconsciente sob a forma de buracos psíquicos (...)”.
O Complexo da Mãe Morta indicará que “esta depressão da transferência é a repetição de uma depressão infantil” e que “O traço essencial desta depressão é que ela se dá na presença de um objeto, ele mesmo absorto num luto”. Aqui, a mãe se deprimiu, e a variedade de fatores subjacentes ao luto e a depressão que dele decorre é muito grande.
Trauma narcísico, núcleo frio, perda do sentido, vazio e desvitalização são algumas das características presentes nesta psicopatologia.
Cadastre seu e-mail e ganhe 40% de desconto na compra de qualquer curso.
Aproveite e indique mais 2 amigos e ganhe 50% de desconto.
Permitir Cookies
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.